We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Gang​-​Bang

from LIXO EXTRAORDIN​Á​RIO by Batone

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $1 CAD  or more

     

about

O título original dessa música era "Bang-bang". Na letra falo de Gang-bang à Italiana fazendo alusão ao que foi minha escola de cinema durante toda a infância, único gênero cinematográfico no qual me lembro, eu e meu pai assistindo com o mesmo entusiasmo. Seria uma alusão longíqua, mas também não menos marcante, ao filme de Andrea Tonacci (1971) rodado em Belo Horizonte no ano em que nasci. Na última hora mudei pra "Gang-bang" por causa do apelo da letra, cheia de insinuações maliciosas. Mas confesso que esse nome hoje me incomoda. Há duas coisas que me incomodam quanto as letras do Lixo Extraordinário. Esse título e a última frase de "My heart now is rock". No pouco que mexi na composição do El Escama, acabei botando um palavrão na sua criação. Mas como ele mesmo já me disse, é a foto de um momento, de um jeito de pensar e ver o mundo. Estático é só o retrato, nós continuamos em caminhada constante, mudando os horizontes e as perspectivas.

No entanto, se botei um palavrão lá, tirei um daqui. Se bem me lembro, o argumento todo dessa canção partiu de uma frase que era repetida insistentemente - por um período, diga-se de passagem - por nosso amigo Tales Cosmos (o Arquivista). "Romântico é o cacete!" ele me dizia. Talvez pra me alertar que eu me enveredava por composições muito açucaradas. Mas o bairro do Catete sempre fez parte de meu itinerário no Rio. Impossível chegar ao centro ou voltar pra casa sem passar invariavelmente por essas quadras tão históricas quanto decadentes. Nada menos romântico que o Catete. Nada mais romântico que o Catete. Seus casarões remetendo sempre ao passado imponente dos anos do Getúlio, escancaram hoje toda a fragilidade estratégica na construção das bases da nossa República. O outrora palácio cercado da plebe embriagada - por vezes indigente - que ainda frequenta seus botecos, cais de taxistas cheios da memória sépia dos anos dourados do Rio. O Catete é hoje uma grande "Casas Bahia", lá você encontra todo o povo brasileiro. O Catete é romântico.

Originalmente ainda, essa canção era tocada no "Cassino Paissandú" (o grande apartamento que alugávamos, eu, o Edu Reginato, dois amigos do Espírito Santo (Gabeira e Adriano) e ao qual se juntou depois o Marcus Matraca, na rua homônima do Flamengo - prédio vizinho do hotel também homônimo onde Domingos de Oliveira gravou "Separações") como uma espécie de samba rock - diferente também da versão que costumo fazer ao violão, mais parecido com uma bossa. O Marcus "Palhaço" Matraca se encarregava do cavaquinho. Era um arranjo tão bom e cheio de energia que o Matraca reclamou dessa versão "alternativa" da canção. Eu gosto de todas. Mas essa especialmente traz a marca do Mizão na guitarra. Muita distorção e delays trabalhando pelo suingue da coisa, que sem saber muito explicar porque, me lembra rock japonês, ou feito pra japonês, como Sig Sig Sputnik, rs. O Bamboo se encarregou de construir a levada e na ocasião das gravações de batera, chegou de Assis com uma bateria matematicamente concebida. Foi só clicar o REC. O Alex também adicionou umas frases no teclado que lembram game antigo, tipo Atari e que acabaram dialogando com seu solo em Super, fortalecendo a coesão da sonoridade interna do disco.

lyrics

GANG-BANG____________________________(música e letra: batone)

Tanto faz se vai chover confete
romântico é o Catete
tanto faz se a gente já bateu cabeça
eu quero mais é que algo aconteça
porque o mundo é ruim, o mundo é ruim
e acerta o meio de quem não sabe o que quer
e acerta em cheio a gente na mesma colher
você em outra, aí complica tudo
eu fico cego, surdo e mudo
tanto faz como vai vir teu amor
se ele vier pensado na malícia
se ele vier encharcado em seu suor
e me fazendo molhar a camisa
vou ter certeza que sim
certeza que sim
que aquele beijo de festim rende outros dramas
e sob um sol de gang-bang à italiana
a gente faz da nossa mise-en-cene, miscelânea
tanto faz o quanto ama, que ame
talvez o teu talvez já basta, é o bastante
talvez o teu talvez é pouco e eu apanhe
talvez já seja até alguma coisa e eu te ganhe
porque o mundo é que é ruim, a vida até que é boa
e certo só mesmo o fim
e o tempo é tua escolha
o tempo é tua escolha

credits

from LIXO EXTRAORDIN​Á​RIO, released July 1, 2007
batone: voz
mizão: guitarras e efeitos sonoros
filipe barthem: baixo
bamboo: bateria
alex corrêa: teclados
rodrigo serra: vibrafone
mizão, rosa e júlio anizelli: backing vocals

produção executiva: júlio anizelli
produção musical, mixagem e masterização: júlio anizelli
direção de arranjo: mizão e batone
captação e edição: júlio anizelli e gustavo potumati

license

all rights reserved

tags

about

Batone Montreal, Québec

Eco-anarco-humanista, glauberiano com ascendente em escorpião.
Um ex-fantoche, um faminto índio das cavernas, um loboguará do Velho-Oeste Paulista e, antes de tudo, um ente que se quer presente.

contact / help

Contact Batone

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Batone, you may also like: